1. Navegue Abaixo

13/07/2017

CRO-BA participa de Audiência Pública sobre os cursos EAD na Saúde

CRO-BA participa de Audiência Pública sobre os cursos EAD na Saúde

A Comissão de Ensino, Especialidades e Instituições do CRO-BA participou na manhã de hoje (13/07) da Audiência Pública sobre os cursos EAD na saúde. O evento foi idealizado pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Salvador com o objetivo de avaliar os impactos destes cursos na formação dos profissionais e nos serviços futuramente prestados.

Para o Vereador Duda Sanches - Presidente da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Previdência Social – se faz necessária uma reflexão sobre a formação destes futuros profissionais, já que a área da saúde é bastante complexa e exige acompanhamento científico e humano para o desenvolvimento profissional. “O Brasil não pode ser pioneiro de uma saúde deficitária. É necessário que o futuro profissional tenha contato com paciente, isso é essencial para entender os fatores humanos, só através do olhar e do contato físico com o outro é que poderemos ter profissionais de qualidade”, afirma Sanches.

A presidente da Comissão de Ensino, Especialidades e Instituições do CRO-BA, Dra. Daniele Dourado, falou sobre a necessidade do serviço humanizado na saúde, destacando o Sistema Único de Saúde (SUS) e reforçando a necessidade do contato com o paciente para a construção de um profissional preparado. “Como professora, consigo enxergar as dificuldades de cada acadêmico no olhar em sala de aula, além de individualizar e identificar as necessidades e anseios de cada estudante. O contato com o professor é essencial na formação de profissionais mais humanizados com os serviços prestados ao paciente e com uma qualidade no desenvolvimento cognitivo e da construção psíquica desses egressos”, afirma Dra. Daniele.

Estiveram presentes no evento os representantes do Conselho Regional de Farmácia, a Associação Baiana de Biomédicos, o Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Regional Psicologia, Conselho Regional de Nutrição, Conselho Regional de Fisioterapia, Fórum Acadêmico de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Nacional de Saúde, Vereadora de Salvador Aladilce Souza e a conselheira do CRO-BA Dra. Viviane Maia.