1. Navegue Abaixo

23/07/2017

CRO-BA participa do Fórum sobre o impacto do EAD na formação em saúde

CRO-BA participa do Fórum sobre o impacto do EAD na formação em saúde

A Comissão de Ensino, Especialidades e Instituições participou na manhã deste sábado (22), do Fórum sobre o impacto do EAD na formação em saúde. O encontro teve o objetivo de debater as ações dos conselhos profissionais da área da saúde a fim de pressionar o governo a não liberar os cursos superiores da saúde na modalidade EAD, compreendendo a problemática e a importância da prática e humanização da saúde.

Para a Deputada Alice Portugal (PC do B), um decreto não pode ser superior a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e todos os movimentos organizados da saúde precisam estar unidos contra o decreto que estabelece essa modalidade de ensino nos cursos de saúde. Vamos solicitar, junto ao Ministério Público Federal na Bahia, um posicionamento favorável a esta demanda. Precisamos pressionar os deputados em Brasília para aprovar o relatório da emenda parlamentar, sendo as principais: a Comissão de Educação; a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão do Trabalho e Serviços Públicos.

Durante o Fórum, foi firmado, como encaminhamento, a mobilização estadual dos representantes dos conselhos de classe para a audiência pública que será realizada em Brasília no dia 08 de agosto para debater o tema EAD, além de uma carta aberta da Bahia reforçando a importância dos cursos presenciais na área da saúde.

Estiveram representando o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA), a presidente da Comissão de Ensino, Especialidades e Instituições, Dra. Daniele Dourado, a Conselheira Dra.  Viviane Maia e os membros da comissão, Dra. Fabiana Midlej e Dra. Kátia  Palomino, além  de discentes desta comissão. Dra. Daniele chamou atenção  aos pilares na construção e formação em saúde: discentes, docentes e pacientes, destacando o desenvolvimento  mais humanizado  e estreitando  a relação  de confiança  entre os pares.