1. Navegue Abaixo

02/10/2017

Iº Simpósio de Odontologia Hospitalar conta com a presença de mais de 350 participantes

Iº Simpósio de Odontologia Hospitalar conta com a presença de mais de 350 participantes

O Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) realizou durante os dias 29 e 30 de setembro, o Iº Simpósio de Odontologia Hospitalar da Bahia, reunindo grandes nomes da Odontologia e contou com mais de 350 participantes.

Durante toda a programação foi possível debater sobre: a atuação do Cirurgião-Dentista em Pacientes Nefropatas; inserção do Cirurgião-Dentista na Unidade de Terapia Intensiva; atendimento odontológico em Pacientes Oncológicos; Traumatismos de Face; atendimento odontológico em Pacientes Cardiopatas e o entendimento sobre  infecções hospitalares.

Os participantes ainda tiveram a oportunidade de debater sobre “A Inserção do Cirurgião-Dentista no Âmbito Hospitalar”, com os profissionais: Aline Santos, Sarah Damasceno, Silvana Seixas, Roberto Azevedo, Cristiane Rivas, Juliana Franco, Delano Souza e o representante do CFO, Dr. Paulo Sérgio Moreira.

Para a Presidente do CRO-BA, Dra. Viviane Dourado, este evento abre um marco na nova gestão do Conselho, trazendo um tema de extrema relevância para os profissionais da Odontologia e para a toda sociedade. A inserção do Cirurgião-Dentista vai para além dos cuidados com a cavidade oral, pois este é capaz de evitar traumas, infecções e, por muitas vezes, minimizar o risco de óbito dos pacientes.

Segundo a presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-BA, Dra. Andreia Figueiredo, o Simpósio é a forma de mostrar a força da Odontologia Hospitalar, sendo a Bahia um dos estados pioneiros no debate, fortalecendo a campanha em prol do Cirurgião-Dentista no âmbito hospitalar, sendo capaz de salvar vidas.

A Odontologia Hospitalar é uma habilitação do Cirurgião-Dentista, porém apenas os especialistas em bucomaxilofacial estão presentes no dia a dia do ambiente hospitalar. Hoje, o Conselho Federal de Odontologia, junto aos CROs, lutam pela aprovação do Projeto de Lei 2.776/08, aprovado pela Câmara Federal dos Deputados e Senado Federal, e que estabelece a obrigatoriedade da inserção do Cirurgião-Dentista Clínico em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Estiveram presentes no Simpósio o Presidente do CRO-MG, Dr. Alberto Magno e Dr. Samir Najjar, presidente do CRO-DF.