1. Navegue Abaixo

25/10/2017

Dia do Dentista Brasileiro

Dia do Dentista Brasileiro

O Dia do Dentista Brasileiro, celebrado em 25 de outubro, oferece uma oportunidade para refletirmos sobre a profissão de cirurgião-dentista, sua evolução até o estágio atual, as importantes conquistas e os vários desafios que temos que enfrentar.

A data celebra o decreto 9.311, de 25 de outubro de 1884, que criou os primeiros cursos de graduação de Odontologia do país, no Rio de Janeiro e na Bahia. A história da Odontologia no Brasil remonta do período colonial, quando os mestres-cirurgiões e os barbeiros eram autorizados a realizar a extração de dentes. Desde então, a Odontologia brasileira percorreu um longo e vitorioso caminho até se tornar uma das mais desenvolvidas e respeitadas do mundo.

Outros marcos regulatórios importantes foram a regulamentação da Odontologia em 1932 e a lei que disciplinou o exercício da profissão de 1951, além da criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Odontologia em 1964. A Odontologia brasileira sofisticou-se e incorporou novas tecnologias e procedimentos, além de criar nichos de atuação.

O CRO parabeniza todos os CDs brasileiros no Dia do Dentista Brasileiro pelo excelente serviço prestado e reiterar que o Conselho é o maior aliado no esforço para o desenvolvimento da Odontologia brasileira.