10/04/2018

CRO-BA participa da oficina do 2º Ciclo do PMAQ-CEO - Bahia

O Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) participou na manhã de hoje (10/04) da Oficina do 2º Ciclo do PMAQ-CEO - Bahia, que aconteceu na sede da Associação Brasileira de Odontologia - Secção Bahia (ABO-BA). A iniciativa foi realizada por meio da parceria entre o Telessaúde – Bahia, a Secretaria da Saúde da Bahia do Estado (Sesab), por meio da Diretoria da Gestão do Cuidado (DGC), a Associação Brasileira de Odontologia da Bahia (ABO-BA).

O evento contou com a participação de 80 gestores CEOs, de 73 municípios. Para Dr. Mateus Dias, Conselheiro Secretário do CRO-BA, a proposta do Telessaúde é fortalecer a saúde bucal do Estado por meio de suporte aos profissionais na qualificação do atendimento e na promoção de ações de prevenção e promoção à saúde à população. “O Telessaúde permite que essas ações realmente possam ser disseminadas nos 417 municípios da Bahia, pois nós sabemos da dificuldade e da logística que teria para fazer uma divulgação de eventos de forma presencial. Pois, possibilita a formação continuada dos profissionais em Saúde Bucal, além de instrumentalizar os coordenadores para a gestão nos municípios”.

PMAQ-CEO

O PMAQ-CEO está organizado em quatro fases que se complementam e que formam um ciclo contínuo, estabelecidos em: 1ª Fase – Adesão e Contratualização; 2º Fase – Desenvolvimento; 3ª Fase – Avaliação Externa e; 4ª Fase- Recontratualização.

A 3ª Fase do PMAQ-CEO - Avaliação Externa tem por objetivo apoiar a gestão municipal dos CEOs nesta fase, a Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (CGSB/MS), em parceria com ao Centro Colaborador da Universidade Federal de Pernambuco (CECOL-UFPE) vêm desenvolvendo, desde o final de 2017, oficinas para avaliação do 1° Ciclo e discussão do 2° Ciclo do PMAQ-CEO.