17/05/2018

CRO-BA participa da reunião do Conselhos Profissionais da Área de Saúde para debater sobre a Educação a Distância (EaD)

Na última quinta-feira (10/05), em Brasília, aconteceu a Reunião do Conselhos Profissionais da Área de Saúde para debater sobre a Educação a Distância (EaD). A reunião contou com o apoio e participação do Deputado Federal Mandetta (DEM-MS) o qual proferiu um discurso bastante sensato destacando de um lado o impacto do professor do ensino presencial na ética que inspira o futuro profissional, e do outro o distanciamento que ocorre quando do ensino a distância. O deputado convocou os profissionais e representantes dos conselhos de classe da área de saúde presentes na reunião a elaborarem uma cartilha que seja consenso entre as diferentes profissões, e que o respalde para futuros debates e projetos na Câmara dos Deputados.

Na sequência, foi possível ouvir alguns representantes de conselhos de todo o Brasil os quais compartilharam suas estratégias de comunicação, bem como a experiência no enfrentamento pelos fóruns regionais.

A Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), foi uma das profissionais que compartilhou a experiência em sua região. Dentre elas, a deliberação em plenário do CRF-SP n. 22/2017 que dispões sobre as disciplinas/ conteúdos e unidades curriculares que devem ser ministrados presencialmente nos cursos de graduação em Farmácia, além da elaboração de uma nota de repúdio ao substitutivo do PL n. 5414/2016 em 21/12/2017.

Relatando a experiência da Bahia, esteve presente a Dra. Ângela Pontes, do CRF-BA, a qual destacou a Ação Civil Pública ocorrida em março de 2017, a qual está em tramitação nos órgãos competentes, bem como o Fórum sobre o impacto do EAD na formação em saúde ocorrido na Reitoria da UFBA.

Representando o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA), estiveram presentes a presidente da Comissão de Ensino, Especialidades e Instituições (CEEI), Dra. Daniele Dourado, que na ocasião representava o CFO, e a membro da CEEI do CRO-BA, Dra. Katia Palomino.

Ao final foi feito um convite para uma audiência pública que ocorrerá no dia 15 de maio, terça-feira, no Plenário 7 da Câmara dos Deputados, a qual continuará a discutir a oferta de curso superior a distância na área de saúde, este iniciativa da Deputada Alice Portugal.