17/09/2018

4ª Edição do Enfim, formado! discute desafios da carreira na Odontologia

O Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) realizou durante os dias 14 e 15 de setembro, na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), a 4ª Edição do Evento “Enfim, formado!” com o tema: Carreira: Desafios e Sucesso. A presidente do CRO-BA, Dra. Viviane Dourado, abriu o evento agradecendo o empenho de todos para a realização de sucesso de mais uma edição do “Enfim, formado!”, ressaltou o papel da Autarquia de aproximar seus jurisdicionados, lutando sempre em prol da Odontologia e, principalmente, orientando os formandos sobre a importância da ética profissional.

A Presidente da Comissão de Ensino, Especialidades e Instituições do CRO-BA, Dra. Daniele Dourado, falou sobre a importância da realização do evento, destacando a necessidade de orientar os futuros profissionais sobre as principais dúvidas, dificuldades e o mercado de trabalho. Dra. Daniele agradeceu o emprenho dos professores e dos acadêmicos que contribuíram para realização do “Enfim, formado!”.
Dr. Otair Bastazine, Presidente do CRO-RJ, destacou a importância do evento e falou que “o sucesso está direcionado à felicidade, porém é preciso estudar, ter conhecimento e principalmente ter ética profissional, que, infelizmente, a Odontologia vem passando por momentos difíceis por falta de ética cometida por profissionais poucos comprometidos”, falou Bastazine.

Durante o evento, Dr. Wilson Chediek o Presidente da Comissão de Ética do CRO-SP, palestrou sobre " Ética e a Atualidade", trouxe um pouco sobre os processos judiciais envolvendo Cirurgiões-Dentistas e a atuação do CFO e dos CROs a fim de garantir a aplicabilidade do Código de Ética Odontológica.
Dr. Mateus Dias, Vice-Presidente do CRO-BA, palestrou sobre a carreira do CD no serviço público e explanou sobre as diversas possibilidades do ingresso, falou que é necessário estar atento à economia de cada esfera pública para compreender os salários ofertados no mercado, porém ressaltou que os profissionais deveriam estar esclarecidos sobre o vínculo precário.
O evento ainda trouxe as temáticas da Odontologia no atendimento a Povos Indígenas e a carreira profissional dentro das forças armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), proporcionando esclarecer dúvidas acerca da Carreira Militar.
A Capitã Cirurgiã-Dentista da Polícia Militar do Estado da Bahia, Dra Mayra Reis Seixas, também falou sobre a carreira na PMBA e ressaltou a importância de ser uma militar e a importância da instituição para sociedade. “Como cirurgiã-dentista, tenho orgulho de trabalhar em uma instituição respeitada, atuando na Odontologia, ajudando as pessoas, promovendo a saúde bucal de qualidade”, afirmou Mayra.

O evento contou com as presenças do representante do CFO, Dr. Marcos Redman, do Conselheiro Efetivo do CRO-BA, Dr. Érico Brito, do Delegado de Jacobina, Dr. Geovane Bonfim, da Coordenadora do Curso de Odontologia da FTC, Dra. Eneida Barros, do Presidente do SindOdonto, Dr. Edésio Góes, dos representantes dos Conselhos Regionais de Sergipe, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Norte.