17/03/2020

Comunicado "Às Secretarias Municipais de Saúde do Estado da Bahia"

Comunicado

O Conselho Regional de Odontologia da Bahia e o Sindicato de Odontologia da Bahia no exercício de suas competências, vem solicitar aos gestores dos Municípios a adoção de medidas emergenciais visando preservar a saúde dos profissionais da odontologia e da população, ante o surto de COVID19 que assola o mundo;
O consultório odontológico carrega invariavelmente risco exponencial de infecção por Coronavirus em razão da especificidade dos procedimentos realizados com contato direto com fluidos corporais e utilização de instrumentais, focos de transmissão imediata do vírus. Portanto, os profissionais da odontologia figuram no topo da cadeia de contágio.
Estudos recentes reportam o grande número de infectados nas equipes de saúde em todo o mundo por falha na proteção dos profissionais, reiterando que a transmissão do vírus pode ocorrer por via aérea, por contato ou contaminação de superfície.
Neste sentido, o Conselho Regional de Odontologia da Bahia e o Sindicato de Odontologia da Bahia manifestam para que os atendimentos no serviço público sejam limitados exclusivamente aos procedimentos emergenciais, cujos pacientes devam ser rigorosamente triados conforme regras do Ministério da Saúde, e para o atendimento emergencial, o órgão público deverá fornecer os EPIS adequados para atuação profissional.
Destaca nessa fase a indicação da manutenção unicamente dos serviços de emergência, podendo, em momento próximo ser necessária a paralização total do serviço de odontologia.
No que tange a odontologia privada, recomenda o máximo rigor no cumprimento dos procedimentos de biossegurança quando a contenção da disseminação do novo Coronavírus, aguardando futuras instruções do Ministério da Saúde.

Documento Oficíal PDF: Ofício às Secretarias Municipais de Saúde