1. Navegue Abaixo

20/04/2020

CRO-BA realiza visita técnica nas Unidades de Saúde de Feira de Santana

CRO-BA realiza visita técnica nas Unidades de Saúde de Feira de Santana

O Presidente do CRO-BA, Dr. Marcel Arriaga e o Coordenador da Comissão de Ética, Dr. Ney Cacim, realizaram nesta segunda-feira (20), visita técnica ao município de Feira de Santana, para averiguar se há EPIs adequados e suficientes nas UBS e CEOs. A fiscalização foi realizada em virtude de ofício encaminhado aos profissionais da classe pela gestão municipal, determinando o retorno dos atendimentos eletivos na Odontologia.

Para o Presidente do CRO-BA, Dr. Marcel Arriaga, a decisão da gestão sobre a retomada dos atendimentos eletivos contraria a nota técnica do Ministério da Saúde (MS), para o serviço público. Ressalta que a retomada dos atendimentos eletivos prejudicará o suprimento de EPIs para atendimento a pacientes suspeitos ou confirmados de estarem contaminados pelo coronavírus.

“Também não é o momento de aglomerar pacientes eletivos em unidades lotadas". Foram visitadas as unidades UBS do CASSA, CEO Gastão Guimarães, UBS do CASEB e CEO/Policlínica do George Américo, e verificamos a inexistência de protetor facial, máscaras N95, aventais impermeáveis, entre outros”.

Ainda segundo Dr. Marcel, o CRO-BA notificará a gestão e entrará com uma representação no Ministério Público sobre a decisão do retorno dos atendimentos eletivos nas unidades de saúde do município.