CRO-BA realiza Iº EBAT com participação ativa das auxiliares e técnicas de saúde bucal
O Conselho Regional de Odontologia da Bahia realizou nesta sexta-feira (18) o Iº Encontro Baiano de Auxiliares e Técnicos de Saúde Bucal (EBAT), em Salvador. Durante o evento foram abordados projetos e ações que visam à importância do trabalho realizado pelas auxiliares técnicas em saúde bucal, na contribuição do atendimento odontológico de excelência.
O evento teve como objetivo proporcionar o aprimoramento, contando com grandes nomes da odontologia, que contribuíram na construção de um espaço importante para os profissionais.
Durante a abertura, o presidente do CRO-BA, Dr. Marcel Arriaga, falou da importância da atuação das auxiliares e técnicas como corpo da equipe de saúde bucal, que a Autarquia visa trabalhar em prol da valorização da equipe no que tange a coletividade das políticas, e que “o EBAT é o conjunto de diversas ações que já estavam sendo realizadas no interior, na busca contínua de formação e valorização das profissionais”.
Durante a programação, o evento contou com a palestra de Dr. Rodrigo Maciel, especialista em direito previdenciário que falou sobre a necessidade de entender o Regime Previdenciário, principalmente a partir das novas reformas vigentes, e que as profissionais precisam planejar qual melhor regime para um futuro mais tranquilo. Ainda no mesmo módulo, a cirurgiã-dentista, Dra. Paula Cortizo, falou sobre Ergonomia no Atendimento Odontológico relatando as experiências do dia a dia do consultório e o quão importante é a função das auxiliares para trabalho acolhedor e de excelência.
Seguindo a programação, o evento contou ainda com a palestra sobre saúde mental com a Dra. Laísa Aquino, que falou sobre as práticas integrativas no acolhimento aos profissionais de saúde.
No período da tarde, a programação seguiu com a Dra. Catielma Nascimento, sobre apoio técnico para os pacientes com necessidades especiais, falando sobre os desafios técnicos de acolhimento junto à família. A enfermeira Rochelle Maciel falou sobre CME: Desafios e competências para controle de infecções, principalmente sobre novos protocolos pós Covid 19.
Também foi debatido sobre a Lei do Piso Salarial e ações judiciais movidas pelo setor jurídico da Autarquia, com as presenças do Procurador Jurídico, Dr. Ney Cacim e do Advogado Dr. João Leite, que na oportunidade esclareceu dúvidas e quais os próximos passos após último entendimento do Supremo Tribunal Federal.
Na oportunidade, Dr. Marcel pontuou que o CRO-BA também lutará para que o pagamento por avaliação de desempenho (Portaria GM/MS nº960/23) seja pago integralmente às equipes de saúde bucal.
Durante o EBAT, o presidente da Autarquia, DR. Marcel Arriaga e o Conselheiro Dr. Fernando Bastos, deu posse à Comissão de Pessoal Técnico Auxiliar composta pelo CD, Dr. Geovane Bomfim, ASB – Ana Paula Andrade, ASB – Almira Francisca Paixão e TSB – Maria da Glória Matos Santos.
O CRO-BA agradece à coordenação de Saúde Bucal de Salvador e de Lauro de Freitas pela parceria e ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Bahia pela acolhida durante o Iº EBAT.