27/08/2024

Falso dentista é preso em flagrante delito pelo exercício ilegal do exercício da Odontologia em Vitória da Conquista

Compartilhe:

Nesta terça-feira (27) o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) em parceria com a Polícia Civil e a Vigilância Sanitária, conduziu em flagrante, um homem exercendo ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista no município de Vitória da Conquista.

Segundo a Polícia Civil de Vitória da Conquista, o suspeito começou a ser investigado em 20 de junho de 2024, depois que uma paciente registrou um boletim de ocorrência contra ele. Na oportunidade, ela contou que pagou R$ 250 no dia 27 de novembro de 2023, para o ilegal fazer um tratamento de canal.

A mulher deu entrada em um hospital da região em 2 de dezembro de 2023 e passou 38 dias internada, dos quais 12 deles em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Durante o cumprimento de prisão, os fiscais do CRO-BA e da Vigilância Sanitária certificaram que o local não tinha condições sanitárias e se encontra em estado insalubre. Materiais com validade expirada e uma caixa perfuro-cortantes foram apreendidos. Tanto os fiscais do CRO-BA quanto da Vigilância Sanitária lacraram e interditaram o local que poderá ser utilizado somente após autorização dos órgãos fiscalizatórios.

O ilegal foi preso em flagrante delito pela prática de exercício ilegal da Odontologia, crime de utilização de produtos destinado a fins terapêuticos ou medicinais sem registro no órgão de vigilância sanitária competente. As penas máximas somadas podem chegar até 17 anos de prisão.