29/10/2022

O CRO-BA e o CFO marcam presença no 3º Congresso do Harmoniza Brasil

O Conselho Federal de Odontologia e o Conselho Regional de Odontologia da Bahia participaram da 3ª edição do Harmoniza Brasil, maior congresso do Norte/Nordeste de harmonização orofacial, nesta sexta-feira (28).
O Presidente do CRO-BA, Dr. Marcel Arriaga e o Conselheiro Secretário do CFO, Dr. Claudio Yukio Miyake, estiveram presentes durante a abertura do Congresso para prestigiar a troca de conhecimentos e experiências. Com uma programação científica moderna e que reconhece a HOF como uma especialidade odontológica, os debates se concentram nos relatos de práticas e procedimentos.
Dr. Marcel Arriaga, falou sobre a importância do Congresso para a Odontologia, principalmente porque agrega diversos profissionais que atuam na área da Harmonização, em reconhecimento da HOF como uma especialidade odontológica.
Dr. Claudio Miyake, destacou que é muito importante que Harmonização Orofacial seja cada vez mais reconhecida como uma especialidade odontológica. Que a odontologia vem sendo destaque nos avanços das práticas em HOF.

Durando o 3º Congresso do Harmoniza Brasil, aconteceu simultaneamente o primeiro Encontro das Comissões de Harmonização Orofacial dos Conselhos Regionais de Odontologia. Durante o encontro, o Conselheiro Secretário do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Claudio Yukio Miyake, fez explanação sobre as necessidades dos profissionais da Odontologia que atuam na HOF se atualizem sobre as portarias do CFO e legislação que regulamentam a atuação do CD, assim evitando infrações éticas e penalidades. Reforçou a necessidade do prontuário do paciente atualizado, além de seguir protocolos.
Durante o encontro, foi possível esclarecer dúvidas sobre os cursos de atualização, imersão e de especialização. Os representantes reforçaram a necessidade de fiscalização mais intensa, a fim de coibir atuação de graduandos, ou profissionais não habilitados para exercer Harmonização.
Estiveram presentes no evento, o presidente do CRO-BA, Dr. Marcel Arriaga, os conselheiros do CRO-BA, Dr. Tamar Vieira, Dr. Cristiano Góes, Dr. Fernando Bastos, Dra. Joamylly Cordeiro; Dr. Marcos André, o procurado Jurídico da Autarquia, Dr. Ney Cacim, os representantes dos estados do Rio de Janeiro, Sergipe, Rondônia, Piauí, Amazonas, Paraíba e Ceará.