Curso Técnico / Auxiliar

Curso técnico/ensino médio + técnico

Documentos necessários:

  • Cópia do Diário Oficial constando a portaria de autorização do curso, publicado pela Secretaria de Educação.
  • Ofício da Instituição em papel timbrado, endereçado ao Presidente do CROBA, solicitando registro do curso/instituição. Mencionar no ofício o número da portaria de autorização.

Enviar solicitação para: registro@croba.org.br

Obs: O cadastramento é realizado pelo Conselho Federal de Odontologia. Logo, poderão ser solicitados outros documentos que julgarem necessários para realização do registro.

Carga horária mínima do curso: 1200 hrs

Segue abaixo instruções da Resolução 63/2005:
Art. 16. O curso específico de técnico em saúde bucal deverá ter duração de 1200 horas, no mínimo, incluindo a parte especial (matérias profissionalizantes e estágio), desde que tenha concluído o ensino médio.
Art. 17. O mínimo de disciplinas profissionalizantes, para o curso de técnico em saúde bucal, é: a) Promoção e prevenção em Saúde Bucal; b) Anatomia e Fisiologia Bucal; c) Processo de Trabalho e Humanização em Saúde; d) Ergonomia e Técnicas de Instrumentação;  e) Biossegurança; f) Equipamentos, materiais, medicamentos e instrumentais odontológicos e de higiene dental; g) Conceitos básicos sobre procedimentos restauradores; e, h) Proteção radiológica ocupacional.

Curso de Auxiliar

Documentos necessários:

  • Cópia do D.O que consta a portaria de autorização da Instituição de ensino da área de Saúde.
  • Ofício da instituição em papel timbrado solicitando o registro junto ao CFO.
  • Obs: O cadastramento é realizado pelo Conselho Federal de Odontologia.
  • O CFO realiza apenas o cadastro de Instituições de ensino da área de saúde, escola de ensino médio/técnico e/ou entidades representativas de classe. Logo, como o curso de ASB é livre, deverá ser apresentado cópia da portaria que autorize a instituição a lecionar o curso da área de saúde, ainda que seja de graduação, técnico ou médio técnico.

Encaminhar para o e-mail registro@croba.org.br

Carga horária mínima do curso: 300 hrs (240hrs teórico/prático + 60hrs estágio)

Deverão conter as disciplinas vinculadas aos eixos temáticos referidos no Artigo 17 da Consolidação.

“Art. 17. O mínimo de disciplinas profissionalizantes, para o curso de técnico em saúde bucal, é: a) Promoção e prevenção em Saúde Bucal; b) Anatomia e Fisiologia Bucal; c) Processo de Trabalho e Humanização em Saúde; d) Ergonomia e Técnicas de Instrumentação;  e) Biossegurança; f) Equipamentos, materiais, medicamentos e instrumentais odontológicos e de higiene dental; g) Conceitos básicos sobre procedimentos restauradores; e, h) Proteção radiológica ocupacional. “